Obra: Construção de moradia unifamiliar
Local: Santiago, Abraveses, Viseu
Ano: 2017
Intervenientes:
Bruno Sousa, Arq.º
Dulce Figueiredo, Arq.ª
Sérgio Rolo, Eng.º
João Mendes, Eng.º
Zita Rosa, Eng.ª
Luís Poça, CAD/BIM
Uma moradia unifamiliar com um enquadramento e implantação exemplares. Linhas subtis e elegantes, e cones de visualização perfeitos para a Sé Catedral de Viseu.
Aproveitando as características do terreno (orientação solar e acessos) e cumprindo os afastamentos estabelecidos legalmente, concebeu-se uma construção de dois pisos, para fins de habitação.
O acesso ao terreno será efetuado por intermédio de um percurso pedonal e de viaturas, a partir da Rua de São Bernardo.
Do alpendre exterior, a nível do R/C, temos acesso a um hall de entrada que por sua vez faz a ligação à sala de estar e sala de jantar num conceito “open space”. A ligação à cozinha é feita através da sala de jantar, onde também se acede a uma instalação sanitária de serviço.
A ligação á área íntima, que se desenvolve no 1º andar da habitação, é feita por intermédio de uma escadaria que arranca no hall de entrada da edificação. A zona intima é constituída por um corredor de circulação, três quartos, dois deles com closet, duas instalações sanitárias, sendo uma delas preparada para ser acessível a pessoas de mobilidade reduzida e a outra privada de um quarto. Todos os quartos são servidos por uma varanda coberta exterior.
O conjunto forma uma tipologia do tipo T3.
Moradia unifamiliar | Santiago