AE20200077-MEZIO 2

Obra: Construção de moradia unifamiliar

Local: Mezio

Ano: 2020 (projeto)

Intervenientes: 

Dulce Figueiredo, Arq.ª

Sérgio Rolo, Eng.º Civil 

João Mendes, Eng.º Civil 

Zita Rosa, Eng.ª Civil 

Filipe Poça, Técnico CAD/BIM

 

Projeto para a construção de uma moradia unifamiliar num terreno sito ao Mezio. 

A integração urbana da operação foi condicionada pela especificidade do local, pela morfologia do terreno, pelas construções existentes nas proximidades, dando origem a uma proposta de planta regular que se enquadra devidamente no terreno e na envolvente. Tratando-se de um terreno que apresenta um desnível acentuado, a proposta que se desenvolve em três pisos revela-se adequada, aproveitando a cota frontal do terreno para efetuar o acesso automóvel à garagem. 

O piso da cave cria uma plataforma onde “assenta” a moradia, resultando numa volumetria integrada no terreno. Desta forma consegue-se uma estreita relação entre a moradia e o seu logradouro. As opções técnicas adotadas no projeto vão de encontro ao solicitado pelo requerente, e de uma forma geral, têm em consideração a adoção de metodologias conducentes a uma edificação contemporânea com boa eficiência energética, e com soluções construtivas sustentáveis.

A organização funcional da proposta é consentânea com este propósito, entendendo-se que se adequa aos fins em vista e à utilização pretendida, às infraestruturas e redes em construção no local, à política de ordenamento definida no PDM com o qual se enquadra, inserindo-se quer urbanística quer imageticamente na envolvente.

Partilhe este artigo:

Quer ser

Contactado?

Deixe-nos os seus dados.
Nós ligamos-lhe!

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Leia a nossa Política de Privacidade.