Arquitetura Bioclimática

Arquitetura Bioclimática

Estamos bem orientados?…

Estamos a viver tempos exigentes, de tal forma que nos impuseram novas rotinas e vivências… estamos obrigados a confinar em casa! Hoje, mais do que nunca, é tempo para viver as nossas casas! Para o bem e para o mal, a vivência em muitas delas alterou-se de tal forma que deixaram de ser o espaço onde nos recolhíamos ao fim do dia de trabalho, e passou a ser o próprio local de trabalho, de descanso e onde estamos a tempo inteiro.

Portanto, a qualidade dos espaços domésticos foi posta à prova e percebemos o quão importante é viver numa casa bem planeada, eficiente e sustentável. 

Será que estes conceitos implicam uma construção mais cara?

Pelo contrário! 

Se analisarmos alguns conceitos da Arquitetura Bioclimática, por exemplo, percebemos que são valorizados os sistemas simples, comuns e até antigos ou vernaculares, utilizados recursos da área geográfica em que a obra é realizada e o principal aspeto é a relação com os fatores climáticos e com o que a natureza oferece de forma gratuita e genuína, de acordo com a localização geográfica. 

Vivemos num país que tem uma média superior a 2500 horas de sol por ano, designado como o mais soalheiro da Europa, e nem sempre sabemos aproveitar essa fonte gratuita de energia a nosso favor, que pode fazer tamanha diferença no ambiente da nossa casa e também na nossa saúde. Para garantir a iluminação e o aquecimento natural dos espaços interiores, por exemplo, é preciso conhecer os horários do nascer e pôr do sol, inclinações, direções e variações dos raios solares de acordo com as estações do ano e projetar de acordo com a circunstância de cada lugar. A configuração e orientação solar dos edifícios são fatores determinantes para o conforto térmico e para as suas necessidades energéticas, refletindo-se nos gastos e no bem-estar. Por isso, se sonha ter uma casa bem orientada, que privilegie soluções passivas amigas do ambiente, da sua carteira e da sua saúde, importa recorrer a uma equipa de projeto informada, que valorize estes conceitos e desenvolva as soluções arquitetónicas adequadas. Desta forma garante o conforto térmico e também a valorização financeira do imóvel. Oriente-se…

 

 

Partilhe este artigo:

Quer ser

Contactado?

Deixe-nos os seus dados.
Nós ligamos-lhe!

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Leia a nossa Política de Privacidade.