A sua casa… como vai de saúde?
Sabia que a saúde da sua casa poderá influenciar a sua própria saúde? O contacto permanente com ambientes insalubres pode gerar problemas de saúde graves. Por essa razão é tão importante cuidarmos da nossa saúde, cuidando das nossas casas.
Nunca passámos tanto tempo nas nossas casas como agora. A pandemia pela qual atravessamos obrigou-nos a viver mais as nossas casas e assim passámos a valorizar esse espaço, estando mais atentos aos fatores que possam interferir no nosso bem estar.
Para além da saúde atual do imóvel, a sua vida útil a médio prazo depende proporcionalmente ao cuidado preventivo que lhe prestamos. Além de ajudar na redução dos custos de eventuais consertos, a revisão regular faz com que o imóvel dure mais, e necessite de menos reparações ao longo da sua vida.
Regularmente devemos fazer a seguinte pergunta: será que a minha casa está saudável e segura o suficiente, ou está a precisar de alguma manutenção?
Existem 4 ou 5 questões essenciais, consoante o tipo de imóvel, a que devemos dar atenção regular, de forma a apostar numa boa manutenção da nossa casa e que evitam maiores custos de reparação “a posteriori”:
- Pinturas gerais: esta não é apenas uma questão estética, muito embora nos preocupemos em ter um ambiente bonito. O aparecimento de manchas nas pinturas poderá indiciar problemas de infiltrações ou falta de ventilação, fatores prejudiciais para a saúde. Há que reparar o problema na sua origem e manter as pinturas em bom estado.
- Canalização em geral: deverá ser verificado o estado geral das canalizações de águas e esgotos, verificando possíveis entupimentos ou vazamentos que possam vir a gerar desperdícios de água ou inundações imprevistas.
- Reparações elétricas: uma verificação regular das tomadas, interruptores, luzes em geral, pode ajudar até a economizar na fatura de eletricidade, contribuindo para a prevenção de riscos de incêndio ou outros acidentes. Esta verificação, em alguns casos, deverá ser efetuada por pessoa qualificada, pois representa algum perigo para quem não tem noções de elétrica.
- Verificação e limpeza de coberturas: deverá ser acautelado o devido escoamento das águas das coberturas e verificadas as possíveis infiltrações que possam surgir, reparando. A cobertura faz a principal proteção da casa contra os agentes externos, tornando-se essencial o seu bom funcionamento. Uma limpeza regular ajuda a manter o seu bom funcionamento e prolonga a sua durabilidade.
- Jardim: caso a sua casa disponha de um espaço exterior, ajardinado ou não, também deve ser alvo de atos de manutenção, como limpeza e tratamentos adequados. A boa saúde da sua casa também depende do espaço que a envolve.
O intervalo para fazer estas manutenções, das mais simples às mais complexas, depende principalmente do tipo e da idade do imóvel. A vida operacional de um edifício é tão importante como o projeto e a obra que lhe dão origem. A sua gestão e manutenção deverá ser acautelada para que a sua saúde se prolongue. E a sua boa saúde (da casa) contribui para a saúde humana. Recorra a profissionais, se não lhe for possível realizar a manutenção regular da sua casa, mas não deixe de a fazer, pois os custos que daí possam advir serão mais onerosos quando tiver que consertar.