Obra: Construção de moradia unifamiliar
Local: Nandufe
Ano: 2020
Intervenientes:
Dulce Figueiredo ,Arq.ª
Sérgio Rolo, Engº Coordenador
Filipe Poça, desenhador
A integração urbana da operação foi condicionada pela especificidade do local, pelas construções existentes nas proximidades, dando origem a uma proposta de um piso, de planta regular que se enquadra devidamente na envolvente.
A edificação que se pretende construir vai situar-se num espaço marcadamente rural, com edificações nas proximidades. A construção vem responder às necessidades básicas de um programa para uma habitação, destacando-se pela sua arquitetura contemporânea cujo projeto é desenvolvido de acordo com as condicionantes locais, físicas e climáticas, aproveitando os recursos naturais com vista à poupança nos gastos energéticos, seguindo os pressupostos da arquitetura bioclimática. O terreno confronta em duas frentes com arruamento.
As opções técnicas adotadas no projeto vão de encontro ao solicitado pelo requerente, e de uma forma geral, têm em consideração a adoção de metodologias conducentes a uma edificação contemporânea com boa eficiência energética, e com soluções construtivas sustentáveis.
A organização funcional da proposta é consentânea com este propósito, entendendo-se que se adequa aos fins em vista e à utilização pretendida, às infraestruturas e redes em construção no local, à política de ordenamento definida no PDM com o qual se enquadra, inserindo-se quer urbanística quer imageticamente na envolvente.