Interessa saber que o betão é, de uma forma simples, a solução que resulta da mistura, nas proporções certas, entre cimento, água e agregado (areia/brita). Quantidades erradas de alguns destes componentes resultariam na perda de resistência ou na não maleabilidade do betão.
Em Portugal, a estrutura mais utilizada nos edifícios de habitação é a de betão armado, ultrapassando largamente outras soluções designadamente as estruturas metálicas ou de madeira.
Betão armado é a junção de uma armadura de aço ao betão simples, “armando-o” e dotando-o de resistência à tração, o que, isoladamente, não consegue garantir.
Curiosamente, a obra mais antiga do mundo em betão armado, ainda existente, é um barco, mas o betão enquanto argamassa já é usado desde as antigas civilizações, tendo sido os romanos os principais impulsionadores deste material, empregando-o frequentemente nas grandes construções do seu tempo.
Para além dos edifícios de habitação, o betão armado é também usado em estruturas de grandes dimensões e de elevada complexidade, nomeadamente em pontes, estádios, monumentos, entre outros. Dois dos grandes exemplos deste tipo de estrutura em Portugal são a Ponte da Arrábida, no Porto, do Engenheiro Edgar Cardoso e o Pavilhão de Portugal construído para a Expo98, em Lisboa, com a mítica “pala”, calculada pelo Engenheiro António Segadães Tavares e idealizada pelo Arq.º Siza Vieira.
Este tipo de estrutura é usado desde há centenas de anos, conseguindo ajustar-se à crescente complexidade das propostas de arquitetura, e dando respostas a desafios cada vez mais exigentes. Gradualmente, com a introdução de novos aditivos e soluções com pré e pós esforço de armaduras, conseguem-se resultados que desafiam as próprias leis da física.
Os desafios vão continuar a surgir, como resposta à ambição do próprio ser humano, tentando fazer sempre mais e melhor. O edifício mais alto, os vãos mais “rasgados” e as áreas suspensas cada vez maiores…
Para qualquer desafio, a CURBI procurará a melhor forma de estar à altura e de corresponder às expectativas do cliente, por intermédio de procedimentos rigorosos e profissionais dedicados.
Os nossos Arquitetos, Desenhadores e Engenheiros trabalham diariamente para alcançar os objetivos que nos são propostos, por mais complexos que sejam.