CONSTRUÇÃO EM 2023. O QUE ESPERAR?
De acordo com a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, as previsões para 2023 apontam para um crescimento da atividade de construção. A tendência será assim para o aumento em investimento em construção dando um importante contributo à evolução da economia nacional.
Apesar dos constrangimentos e obstáculos dos últimos anos que afetaram a atividade económica, tem-se assistido a uma resiliência por parte das empresas de construção no sentido de registarem uma evolução positiva nos seus indicadores de crescimento económico.
Fatores como o nível da procura por habitação própria, o atual enquadramento das taxas de juro e o aumento da procura por soluções energeticamente mais eficientes e sustentáveis têm possibilitado à materialização e concretização deste crescimento no setor.
São também base do crescimento, o número de edificações licenciadas em construções novas e o montante do novo crédito habitação concedido pelas instituições financeiras.
Quanto ao segmento dos edifícios não residenciais, regista igualmente uma evolução crescente, ainda que em números mais “modestos”.
As previsões são de que o setor da construção se mantenha o segmento mais dinâmico em 2023, beneficiando assim dos elevados níveis de adjudicações registados em 2020 e 2021, bem como devido aos vários contratos de empreitadas de obras públicas celebrados.
Tendo em conta que as expectativas para 2023 são animadoras, já pensou em si? Se decidir que chegou o seu momento de investir, conte com a CURBI para o apoiar. Temos uma equipa experiente, motivada, conhecedora do mercado, que o poderá ajudar a definir o seu tipo de investimento e “desbravar” a burocracia associada ao licenciamento.