A construção de uma moradia nova implica, após aprovação do projeto de arquitetura, a realização de um conjunto de projetos de engenharia, nas suas várias valências, vulgarmente designados por “projetos de especialidades”.
Estes projetos de engenharia, em conjunto com o projeto de arquitetura, ditam as linhas orientadoras de toda a construção. O seu cumprimento integral em obra, fará com que a edificação cumpra com todos os requisitos legais e preferências do cliente, nomeadamente, tornar-se um espaço de excelência e conforto.
Assim, os “projetos de especialidades” a realizar para uma edificação nova são:
Estabilidade, escavação e contenção periférica, que diz respeito à estrutura da edificação, seja ela em betão, metálica ou madeira e ao movimento e suporte de terrenos, quando aplicável.
Elétrica, referente às instalações elétricas da edificação.
Instalação da rede gás que, como o nome indica, refere-se ao dimensionamento da rede de gás da edificação.
Redes prediais de águas e esgotos, trata-se da especialidade dedicada ao abastecimento e distribuição de água no edifício e à drenagem de águas residuais.
Drenagem de águas pluviais, prende-se com a drenagem das águas provenientes das chuvas, para que estas sejam recolhidas dos telhados e pavimentos e encaminhadas para um recetor final. Este recetor poderá inclusivamente ser um depósito que favorecerá o reaproveitamento das águas, cumprindo requisitos de sustentabilidade e de eficiência hídrica.
Arranjos exteriores, é o projeto que define a envolvente da edificação entre áreas permeáveis e impermeáveis e quais os materiais de construção a usar em cada uma destas.
Segurança Contra Incêndios, determina as condições mínimas de segurança a cumprir.
Infraestruturas de telecomunicações (ITED) é referente à instalação de todas as redes de telecomunicações.
Estudo do Comportamento Térmico, esta especialidade permite determinar qual a localização e espessura do isolamento térmico a aplicar, qual o envidraçado mais adequado, os sistemas de preparação de águas quentes sanitárias mais eficazes, e a introdução de energias renováveis para maximização da eficiência energética da edificação.
Acústico, esta especialidade refere-se ao conforto acústico da edificação, garantindo o adequado isolamento da edificação face aos ruídos exteriores e/ou provenientes de equipamentos mecânicos, e ainda reduzindo a transmissão de ruído entre compartimentos da edificação.
Todos estes projetos se conjugam de forma harmoniosa para que a construção decorra com a maior exigência do ponto de vista construtivo, mas também do cumprimento da diversa legislação em vigor.
A CURBI produz soluções integradas de projeto, que agregam a solução arquitetónica e de engenharia, com a finalidade de devolver uma solução global equilibrada e uma construção final de qualidade, sustentável e energeticamente eficiente.