O BIM (Building Information Modeling) é um conceito a ter cada vez mais em conta no mundo da Arquitetura e da Engenharia Civil pois tem vindo a revolucionar e a atrair inúmeros benefícios para a construção civil. Este conceito refere-se a uma metodologia de partilha da informação e de comunicação entre todos os intervenientes e durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção, cuja base é um modelo digital, acessível por software que permite a manipulação virtual dessa mesma construção.
O BIM, além de conter dados sobre as caraterísticas geométricas dos elementos que compõem o edifício, como por exemplo, vigas, pilares, janelas ou tomadas elétricas, inclui também as suas propriedades e atributos, tais como as suas propriedades físicas ou mecânicas e, até mesmo, o prazo ou o custo inerente à construção. Salienta-se a sua capacidade para reter informação paramétrica com relações entre os diversos elementos, bem como o apoio aos fluxos de trabalho funcionais entre as diversas atividades do processo construtivo.
Em termos gerais, pode dizer-se que o BIM é um modelo virtual que apresenta digitalmente a visualização do edifício e é composto por uma base de dados que armazena informação relativa à geometria e propriedades do projeto ao longo do ciclo de vida de um edifício. Este modelo aproveita a apresentação 3D do projeto, utilizando-o como um repositório de informação.
Na CURBI gostamos de estar sempre na vanguarda do melhor que a evolução nos traz porque só assim conseguimos corresponder às crescentes exigências do mercado e dos nossos clientes. Por este motivo, integrámos também a metodologia e o software BIM na nossa filosofia, na nossa forma de encarar os nossos projetos. Desta forma garantimos uma excelente comunicação, interação e coordenação entre os diversos intervenientes, o que nos permite diminuir possíveis conflitos e/ou imprevistos entre projetos/especialidades e, assim, alcançar a construção perfeita.