Obra: Reconstrução e ampliação de moradia
Local: Bodiosa-a-Velha – Viseu
Ano: 2018
Intervenientes:
Dulce Figueiredo, Arq.ª
Sérgio Rolo, Eng.º
João Mendes, Eng.º
Zita Rosa, Eng.ª
Luís Poça, CAD/BIM
A intervenção tem por génese uma construção rural existente em alvenaria de pedra à vista, de um só piso e cobertura em estrutura de madeira e telha. Atualmente uns arrumos, pretende-se nela construir uma habitação para uma família com 4 filhos, a custos controlados, distribuída por 2 pisos e reabilitando a construção existente.
A forma e relação de volumes pressupõem uma linguagem tradicional beirã que, através de alguns traços de contemporaneidade. resulta numa construção devidamente integrada na envolvente e no terreno onde se implanta.
O projeto insere-se no âmbito da Ação Social do Município de Viseu, nomeadamente no Programa Viseu Solidário, consubstanciado no Plano de Apoio a Pessoas e Famílias, concretamente no programa habitacional PROHABIT.
Se a circunstância social do projeto poderia levar a equipa projetista a soluções pouco ponderadas e redutoras, a proposta revela, afinal, uma mesma vontade e empenho no desenvolvimento de soluções arquitetónicas relevantes. Desde o mais singelo ao mais imponente programa, a equipa entrega-se de igual forma aos desafios.
A solução final resulta equilibrada nas suas vertentes estética, funcional, económica e social.
Mesmo nos pequenos desafios, retribuímos com a grandeza da nossa dedicação.
Reconstrução, Ampliação, Prohabit | Acção social | Município de Viseu