FORMA, FUNÇÃO E ADORNO. Impactos financeiros na sua obra.

Forma, função e adorno: impacto no custo da obra.

Este artigo reflete sobre a influência que determinadas escolhas têm no preço final de uma obra, e vem a “reboque” das recentes notícias sobre o palco que acolherá as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa.

Muito se tem falado sobre os milhões que serão gastos no “papa-palco”, uma obra pública cujo projeto foi elaborado diretamente pela Sociedade de Reabilitação Urbana – empresa municipal de Lisboa.

FUNÇÃO

Esta estrutura acolherá as principais cerimónias das jornadas e será o elemento construído mais marcante deste evento. Um evento que tem repercussões a nível mundial. É seguramente um evento que coloca Lisboa nas “bocas do mundo”.

Pretende-se com esta estrutura a criação de um espaço que permita a celebração das cerimónias ao ar livre, garantindo sombra no mês quente de agosto.

FORMA

O estudo prévio desta estrutura começou por algo despojado de adornos estilísticos ou manifestações de grandiloquência. Segundo informações obtidas, o estudo apontava para algo deste género:

Este estudo respeita o função e conceito. A forma é minimal e assegura a função a que se destina. Mas… não terá a imponência necessária para o acolhimento deste evento, dirão alguns.

Partindo desta ideia base, foram desenvolvidos estudos subsequentes no sentido de criar uma proposta mais marcante, mais arrojada e apelativa, que marcasse de forma indelével o Parque Tejo, na margem ribeirinha, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Naturalmente, esta decisão tem implicações financeiras.

Quer pela alteração das soluções construtivas associadas, quer pela especificidade da mão de obra necessária, e pelo tipo de materiais selecionados…

O que se previa fazer com pouco mais de 1,5 milhões de euros, rapidamente escalou aos 4,2 milhões de euros…

 

ADORNO

O conceito chave para o desenvolvimento foi a água, principal referência visual e de inspiração. A forma da pala assume uma configuração ondulada, que remete para a movimentação própria da água, com o Tejo ali ao lado.

A cobertura, passou a assumir uma forma ondulada, que será materializada através de um metal leve, entrelaçado por uma lona branca. Esta lona vai gerar um jogo de sombras/luz, que darão ao espaço um ambiente de leveza e de equilíbrio.

Independentemente do tipo de obra a projetar/construir, a sua forma/função/adorno ou enquadramento visual, devem ser definidos à partida. Isto porque todos estes aspetos têm reflexos diretos no custo final da obra. Conhecido e definido o objetivo da obra, estes parâmetros devem ser trabalhados de forma ponderada para garantia do equilíbrio de todo o processo, sobretudo do ponto de vista financeiro.

Eventualmente, no caso apresentado da estrutura para as Jornadas Mundiais da Juventude, justificar-se-á a imponência referida, pelo impacto do próprio evento e da imagem que disseminará de Lisboa e Portugal no mundo. E até pelo próprio reaproveitamento futuro da estrutura/espaço envolvente em posteriores eventos da cidade.

Outros casos haverá, em que o “adorno” se sobrepõe á forma e função, afetando perigosamente o equilíbrio do trinómio projeto/orçamento/obra.

A CURBI, nos seus procedimentos, tenta estipular logo de início todas as diversas dimensões do projeto e garantir o equilíbrio financeiro, não descurando a função, forma/conceito e enquadramento global da proposta.

Se precisa de apoio para desenvolver o seu projeto, conseguiremos suportar tecnicamente todas as suas decisões, de forma a garantir que se aproveita todo o potencial do espaço explorando a dimensão estética e funcional. Aspetos fundamentais para que se obtenha o projeto/obra que efetivamente se idealiza.

Partilhe este artigo:

Quer ser

Contactado?

Deixe-nos os seus dados.
Nós ligamos-lhe!

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Leia a nossa Política de Privacidade.