Sabia que a ventilação da sua habitação é um fator essencial para o seu conforto e saúde?
A renovação de ar no interior do seu imóvel é um fator decisivo para o seu conforto, comodidade e acima de tudo para a sua saúde.
O artigo “Importância da ventilação dos edifícios durante a pandemia” ilustra bem a preponderância da ventilação, sobretudo no momento que ainda atravessamos com a pandemia provocada pelo Corona Vírus.
Daí ser relevante que este sistema seja devidamente equacionado e dimensionado em fase de projeto, para que a sua aplicação em obra se processe de forma adequada e rigorosa.
A ventilação da sua casa consiste em renovar o ar da habitação através da admissão de ar novo nos compartimentos habitáveis, tais como sala, escritório e quartos e, também, da extração do ar viciado pelos compartimentos de serviço como cozinha, lavandaria e instalações sanitárias.
No comportamento térmico de uma habitação, a ventilação é, portanto, um dos parâmetros a cumprir. A taxa de renovação horária de ar (RPH) dos edifícios deve ser cumprida de acordo com o disposto no n.º 3 do Anexo da Portaria n.º 349-B/2013, que nos indica que esta taxa deverá ser igual ou superior a 0.4 – cálculo este feito de acordo com o previsto no n.º4 da secção 12 do Despacho n.º 15793-K/2013.
Para renovação do ar, existem alguns comportamentos que devemos adotar, nomeadamente, a abertura de janelas. No entanto, para uma correta ventilação é preciso garantir a renovação do ar permanente e geral da sua habitação. Esta correta ventilação pode ser também conseguida através de diferentes métodos:
- Ventilação natural – pressupõe a renovação do ar da habitação sem recurso a meios mecânicos. A admissão e extração do ar é realizada através de aberturas na fachada Estas aberturas pode ser fixas ou reguláveis manualmente. Existe também a possibilidade de conseguir este tipo de ventilação através do uso de grelhas autorreguláveis aplicadas nas caixas de estores, pois regulam a entrada e saída de ar através da diferença de pressão existente entre o exterior e o interior da habitação.
- Ventilação mecânica controlada de fluxo simples – neste método, com recurso a meios mecânicos, a admissão de ar novo é feita da mesma forma que na ventilação natural. No entanto, a extração do ar viciado é realizada através de condutas de extração nos compartimentos de serviço.
- Ventilação mecânica controlada de fluxo duplo – novamente com recurso a meios mecânicos, este método consiste num sistema de condutas em que o ar extraído da habitação, que se encontra a uma temperatura superior, é utilizado para “temperar” o ar novo que será admitido na habitação. Este processo permite poupança de energia e a minimização do desconforto térmico na entrada de ar novo vindo do exterior.
Na CURBI terá sempre a ajuda necessária para que a sua casa cumpra os requisitos de ventilação e os requisitos térmicos de acordo com o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH).